Miradouro de Casal de Loivos
Casal de Loivos oferece uma das mais bonitas vistas do douro vinhateiro.
A mão humana desenhou na natureza. Umas vezes com linhas circulares da vinha e dos socalcos, outras vezes com manchas de oliveiras nos pontos mais altos.
No vale o rio corre também intervencionado pela vontade humana através das barragens. Um pouco antes, a montante, fica a da Valeira.
Do miradouro vemos uma grande extensão do rio que depois de passar por Pinhão faz uma curva apertada e descreve um S a caminho de peso da Régua.
O trabalho da natureza e dos homens criaram uma paisagem cultural classificada pela UNESCO como Património da Humanidade e que é uma obra-prima. “É tudo em si. O enquadramento do rio com as vinhas torna toda a paisagem um espaço espetacular.”

Junto ao miradouro está um mapa. Já gasto, mas que ainda nos consegue informar de alguns pontos de referência que se conseguem observar. Um deles é a foz do rio Pinhão que, devido à distância a que estamos, temos de ter um olhar cirúrgico que nos leva ainda para a descoberta da entrada da linha de caminho de ferro no Pinhão.
Comboio histórico do Douro
É deslumbrante todo o percurso a acompanhar o rio, como também na outra margem. A Nacional 222 que namora também o rio Douro até Peso da Régua, num dos troços mais elogiados.
Casal de Loivos (N 41.19865° W 7.53205º) fica a meia dúzia de quilómetros de Pinhão, na estrada para Alijó. O acesso pode ser feito por automóvel. Terá de percorrer ruas estreitas no meio da povoação e, espera-se, que não coincida com um funeral porque o miradouro fica mesmo em frente do cemitério.
Sem comentários:
Enviar um comentário