quinta-feira, agosto 12, 2010

Casal de Loivos finalmente é obra...


Alguns meses atrás fui a Casal de Loivos, fiquei surpreendido com a nova (melhorada) estrada do Pinhão a Casal de Loivos, agora digna de ser visitada pelos milhares de turistas, filhos da terra, entre outros que se deslocam á aldeia de Casal de Loivos assim como ao seu famoso miradouro de Casal de Loivos. Esperemos que as obras não parem por aqui, ainda há muito que fazer! As potencialidades existem, ao nível do turismo e não só, é preciso explora-las com inteligência e os olhos postos no futuro. Temos de dar os parabéns á Câmara municipal de Alijó, ao seu Presidente Dr. José Artur Fontes Cascarejo, assim como ao Presidente da Junta da Freguesia de Casal de Loivos o Sr. Albano Pereira, pelo empenho e dedicação que tem dado á nossa aldeia.

quarta-feira, agosto 11, 2010

Adega de Favaios aumenta facturação em 22% no 1º semestre de 2010


Em comunicado, a adega reclama a liderança "destacada" em Portugal no segmento dos moscatéis, afirmando que o consumo das suas marcas "consegue ser aproximadamente seis vezes maior" do que o do segundo operador de mercado.

Isto, sustenta, "apesar do aparecimento de algumas marcas que tentam imitar/plagiar as marcas de Moscatéis da Adega de Favaios".

Segundo os dados avançados, as garrafas de Moscatel de Favaios venderam, até junho, mais 35% em volume do que em 2009, tendo as exportações aumentado 25% face a 2009.

"Os 25 prémios obtidos nos primeiros meses do ano de 2010, incluindo os atribuídos aos vinhos Foral da Vila e Encostas de Favaios, reforçam as intenções da Adega de Favaios em aumentar a distribuição das suas marcas nos mercados emergentes como o Brasil, Angola e países de leste", sustenta.

Neste sentido, a Adega de Favaios anunciou o lançamento, em setembro, de uma nova campanha publicitária 'online', depois de durante o mundial de futebol já ter distribuído cerca de 50 mil cachecóis de Favaíto por vários cafés e bares do país e premiado quatro clientes com uma viagem a África do Sul para assistirem ao jogo Portugal-Brasil.

Segundo a adega, no seu renovado sítio da Internet surgem agora várias sugestões de consumo para Favaíto, Favaios, Colheita e Reservas.

Com o objetivo de "aproximar" os consumidores "às raízes de Favaios", a adega tem também apostado no enoturismo, tendo-se aliado com a Enoteca do Douro na criação de um "percurso lúdico, dinâmico e interativo" que retrata "a história, modo de vida, usos e costumes de Favaios".

Conforme adianta, "cerca de 5.000 visitantes, nacionais e internacionais já pisaram a região para conhecerem o património paisagístico e arquitetónico de Favaios e provar os moscatéis".

Bienal de Gravura espera 100 mil visitantes

São quase três meses a mostrar arte de todo o Mundo. De hoje, terça-feira, a 31 de Outubro, do Porto a Foz Côa, a Bienal Internacional de Gravura do Douro apresenta 16 exposições, 750 obras de 360 artistas de 74 países de todos os continentes. Esperam-se cerca de 100 mil visitantes.
O Núcleo de Gravura de Alijó – cidade que, com Vila Nova de Foz Côa, acolhe, hoje, a abertura –, organizador do evento, passou o último mês a montar as várias mostras. Ao todo, uma dúzia de pessoas dedicaram umas boas horas a instalar expositores, a pregar pregos, em colagens, a pendurar obras, a alinhá-las... Para que esteja tudo impecável na inauguração do que a organização presume ser, em Portugal, "a maior mostra de sempre da arte da gravura".
"João! Vai buscar o nível a ver se este quadro fica direito". O pedido é de Nuno Canelas, director executivo da bienal, e tem como destinatário João Sampaio, seu ex-aluno, de 20 anos. "Vamos ver se fica bem aqui nesta parede", torna. O espaço escasseia e tem de ser bem aproveitado. João chega com o nível e Canelas avança com o martelo e um prego para o local escolhido. Prego espetado, obra pendurada, a bolha do nível confirma que está direito e Nuno desabafa: "Não consigo ver um quadro torto. Começa logo a doer-me a vista".
"Agora, já falta espaço"
"Olha, está ali outra gravura tombada", avisa Guilherme Vieira, outros dos ajudantes, também ex-aluno de 20 anos. Tombou porque, não estando encaixilhada, como muitas outras, teve de ser aplicada directamente no painel de madeira, com as devidas protecções para não estragar o trabalho, e a cola não teve força para a não deixar fugir.
No dia em que o JN acompanhou a montagem da maior exposição da bienal, no Pavilhão Gimnodesportivo de Alijó, a equipa de trabalho estava ali reduzida àqueles três protagonistas. Nuno Canelas explica que "há mais coisas para fazer do que a instalação das exposições".
Andavam já os três na labuta quando aparece Daniel Hompesch, artista plástico de 62 anos, que passou quase década e meia na Póvoa de Varzim e que também esteve na génese da Bienal Internacional de Gravura do Douro, há dez anos. "É, sem dúvida, uma grande exposição. No início, só ocupávamos metade do pavilhão. Agora, já falta espaço", admira-se. Rebuscando na memória, Nuno Canelas lembra-lhe que a primeira vez foi por concurso. Que apareceram 318 gravuras, mas que só 180 mereceram figurar na bienal. Ocuparam metade do pavilhão e a biblioteca.

PSD pede rapidez nas obras na estrada entre Casal de Loivos e Pinhão


O PSD de Alijó quer ver aceleradas as obras de beneficiação da estrada entre Casal de Loivos e Pinhão. Segundo os sociais-democratas, a adjudicação desta empreitada aconteceu em Março de 2008, mas decorrido um ano as obras estão ainda muito atrasadas, causando grandes incómodos à população.
O PSD alerta para o facto de esta estrada se apresentar “muito perigosa, devido à sua sinuosidade”. “As actuais obras visam aumentar as condições de segurança da estrada, designadamente o alargamento da faixa de rodagem nas curvas, nova pavimentação e raids de segurança”, afirmam em comunicado.Os sociais-democratas acreditam que “estão comprometidas as condições de segurança na estrada, o que põe em causa a segurança rodoviária dos munícipes”. Os vereadores do PSD vão agora levar este assunto à reunião da Câmara de Alijó. De acordo com o vereador Miguel Rodrigues, vão ser solicitadas explicações sobre as razões dos atrasos verificados e será pedida celeridade na conclusão da empreitada.

Vila de Alijó está em festa de 13 a 16 de Agosto


Já foi hasteada a bandeira comemorativa da Festa em Honra de Santa Maria Maior na Igreja de Alijó e, no passado 2 de Agosto, decorreu a anual Feira do Imigrante, onde Comissão de Festas organizou um almoço convívio no Jardim da freguesia. A Comissão de Festas em…
…honra de Santa Maria Maior é presidida pelo pároco da freguesia Padre Pedro Reis. De 13 a 16 de Agosto, são inúmeras as iniciativas criadas por esta Comissão para os festejos em honra da sua padroeira. O trabalho é árduo, mas é de louvar o empenho e dedicação de todos os elementos desta comissão “Por Amor à sua freguesia”.Dia 13 (Sexta-feira)08:00 - Inicio das festividades com música de rua21:00 - Procissão de Penitência do Senhor dos Passos acompanhada pela Banda Filarmónica de S. Mamede de Ribatua23:00 - Concerto musical pela Banda de Música de S. Mamede de Ribatua00:00 - Fadorus Medicus Invictus (Grupo de Fado da Faculdade de Medicina do Porto)Dia 14 (Sábado)07:00 - Alvorada07.30 - Entrada do Grupo de Bombos de Cheires 08:00 - Início da Feira Franca09:30 - Chegada da Banda Filarmónica de S. Mamede de Ribatua16:00 - Concerto pela Banda de Música de S. Mamede de Ribatua18:00 - Jogo de futebol 11 Casados/Solteiros21:30 - Actuação do grupo de cantares alijoense “Quina de Copos”22.40 - Baile com o Grupo Musical "Banda Time"03:00 - Arruada.Dia 15 (Domingo)07:00 - Alvorada07:30 - Entrada do Grupo de Bombos de Cheires 09.00 - Entrada da Banda Musical de Lousada09.30 - Entrada da Banda Musical de Rio Mau15:00 - Concerto com as Bandas Rio Mau e Lousada17:00 - Missa Campal18:15 - Majestosa Procissão de Triunfo22:00 - Entrada das Bandas no coreto para início do arraial22:30 - Início do Baile com o conjunto “Banda Larga”01:30 - Despedida das Bandas02:00 - Grandioso Arraial de Fogo-de-artifício02:30 - Inicio da actuação do conjunto “Só Baile”Dia 16 (Segunda-feira)07:00 - Alvorada11:00 - Início de recolha de prendas para o bazar15:30 - Bazar21:00 - Actuação da Escolinha de Música da Paróquia22:00 - Festival de Ranchos Folclóricos organizado pelo Rancho “Plátano” de Alijó23:00 - Actuação do conjunto "Pé de Dança"

Peso da Régua celebra 25 anos da elevação a cidade


A Câmara Municipal do Peso da Régua vai assinalar, a 14 de Agosto, os 25 anos da elevação a cidade. Do programa faz parte uma sessão comemorativa, pelas 17 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, seguida de apresentação de um doce comemorativo ...
...por Cezília Teixeira, na Praça do Município, com oferta de bolo à população. Pelas 19 horas, terá lugar a inauguração da rotunda sita no Vale de Vinhas.A Câmara Municipal do Peso da Régua convida a população a associar-se às comemorações desta data, sublinhando, dessa forma, a importância de cada reguense sentir que faz parte do projecto de desenvolvimento da cidade e do concelho, onde se espera continue a crescer o orgulho de aqui viver.